.
.
COMO PREPARAR ¬Ľ voltar
.
PLANTIO E CUIDADOS COM A CABAÇA


O plantio de cabaça é muito simples, mas requer um certo cuidado. Abaixo estão as fotos de uns pés de cabaça plantados num local adequado.


O ciclo da cabaça é de cerca de 01 ano. Planta-se na primavera para fazer a colheita no inverno. Assim as flores abrem na hora certa e são fecundadas e quando chega o inverno as plantas secam e as cabaças começam a secar também.


A cabaça, deste tamanho, serve de alimento para muitas pessoas, que ralam-na como uma abobrinha comum.


A cabaça é de cor verde quando está crescendo no pé e é tão pesada como uma melancia. Por baixo dessa pele verde se forma a camada dura.


Quando a fruta seca, há um estágio de desidratação e se reduz a uma matéria de massa pequena com textura de papel. Essa pele verde de fora, quando seca, deixa a cabaça com uma aparência bem feia. Aí começa o tratamento para fazer o artesanato.


O tratamento da cabaça começa em molhando-a. Basta molhar a cabaça e ir esfregando com uma escova e/ou raspando com uma faca e  o que sobrou dessa pele sai e mostra a superfície lisa e limpa da camada mais dura. Algumas pessoas usam água quente, outras deixam a cabaça de molho, na água fria mesmo, um pouco antes de limpá-la.


O próximo passo é abrir a boca da cabaça e limpá-la por dentro. Para abrir usa-se uma serra de copo na furadeira, fazendo um acabamento com uma lixa na área do corte. Dentro da cabaça você encontrará o material com o aspecto de papel e bastante semente. Deixe-a o mais limpo possível tirando todas as sementes e todo o "papel". Essas sementes podem ser usadas para plantio no prazo de um ano, no máximo. Também é necessário usar um inseticida dentro da cabaça para não haver proliferação de cupins e outros insetos.
 
Arte na Cabaça - Todos os direitos reservados - 2010 © Copyright | São João da Mata - MG Desenvolvido por